Rui Costa deixa CMA no final de agosto

O anúncio oficial foi feito em reunião de Câmara, esta segunda-feira, dia 28 de agosto.

O vereador e vice-presidente do município de Alenquer presidiu esta manhã à reunião de câmara e no fim da sessão comunicou a saída. “Só vou exercer as minhas funções de vereador desta Câmara Municipal até à próxima quinta-feira, dia 31 de agosto.”

O autarca, eleito pelo Partido Socialista, aproveitou para desejar um bom trabalho aos colegas do executivo. “Queria aproveitar esta última reunião para desejar aqui a todos os colegas deste executivo, no mandato 2021-2025, as melhores felicidades nos trabalhos que ainda se irão desenvolver ao longo dos próximos dois anos e que todo o trabalho e toda a responsabilidade aqui quinzenal que temos possa ter o melhor usufruto para os nossos munícipes do Concelho.” 

Na tarde desta segunda feira, dia 28 de agosto, a Câmara Municipal de Alenquer oficializou a saída do vereador, através de uma notícia no site oficial da autarquia. “A Câmara Municipal de Alenquer informa que o vereador Rui Fernando de Sousa Santos Soares da Costa, de 49 anos, irá cessar funções no próximo dia 31 de agosto. O vice-presidente deixa o executivo após ter iniciado funções em 2013 sendo que a saída é colmatada no imediato e até ao fim do mandato com a entrada de Cláudia Luís, sexta colocada na lista do Partido Socialista para o executivo nas últimas eleições autárquicas”.

A nota continua com um agradecimento a Rui Costa. “A Câmara Municipal de Alenquer e os munícipes agradecem o esforço e dedicação inexcedíveis do vereador nesta década de trabalho árduo em prol da comunidade e com progresso visível no concelho, que contou com a sua contribuição direta”. 
Na nota publicada o município sublinhou o trabalho desenvolvido pelo autarca ao longos dos 10 anos em que exerceu funções: “a construção do Museu do Presépio e do Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição, a renovação do Museu do Vinho e das Piscinas Municipais, tal como a aposta acertada na revitalização das Festas do Império do Divino Espírito Santo, a que se juntou a chegada de Alenquer a Cidade Europeia da Vinha e do Vinho (2018) ou a classificação da tradição Pintar e Cantar dos Reis como Património Cultural Imaterial, com candidatura já submetida à UNESCO”. Outras iniciativas foram recordadas pela autarquia como “a fundação do festival Alma do Vinho, o maior do setor na região de Lisboa”. Também na educação o autarca desempenhou um papel importante, segundo o município “a nova edificação de escolas em Ota, Merceana e Cadafais só foi possível com a vontade expressa do vereador cessante e, com ele, a ocupação de tempos livres favoreceu milhares de crianças e manifestou ser um êxito na comunidade. Em 10 anos de legado, o associativismo mostrou-se agradecido a Rui Costa com o apoio contínuo a instituições desportivas e culturais”.

Em declarações à Rádio Voz de Alenquer, o presidente da Concelhia do Partido Socialista, João Nicolau, em resposta à saída de Rui Costa, lamenta a situação, reforçando que “era um elemento importante também na equipa do PS, na Câmara de Alenquer, e que no conjunto tem vindo a fazer um grande trabalho. É obviamente uma perda nesta equipa, mas efetivamente nós compreendemos as razões pessoais e profissionais.” 

Perante a alteração da composição do Executivo Municipal, a vereadora Cláudia Luís vai agora assumir as funções enquanto eleita pelo PS.

“A nova vereadora Cláudia Luís, um elemento eleito pelo PS, tem feito parte das listas do partido. É um elemento comprovado pelo município e pela Câmara Municipal de grande esforço e dedicação. Não temos as menores dúvidas que vai desempenhar um excelente trabalho, enquanto vereadora na Câmara Municipal.”, acrescentou João Nicolau . 

Rui Costa foi eleito pela primeira vez em 2013. Nesse ano assumiu as funções de vereador e vice-presidente ao lado de Pedro Folgado. Esse cargo foi mantido até agora, altura em que Rui Costa deixa as funções públicas, a dois anos de completar o terceiro mandato. 

Notícia atualizada às 16h26, do dia 28 de agosto, com referência à nota publicada pelo Município de Alenquer, sobre a saída do vereador Rui Costa.

Scroll to Top