“Pintar e Cantar dos Reis” considerado Património Nacional Cultural Imaterial

Município avança com candidatura a Património Cultural da Humanidade da UNESCO

A Direção-Geral do Património Cultural elevou a tradição de “Pintar e Cantar dos Reis” a Património Nacional Cultural Imaterial no passado dia 16 de Julho. O município de Alenquer entregou a candidatura em 2016, depois de recolher documentos como vídeos e obra impressa sobre a tradição, com o objetivo de “preservar a identidade e cultura, a tradição oral e a autenticidade do povo alenquerense”. 

A tradição de “Pintar e Cantar dos Reis” dá-se na madrugada de 5 de Janeiro, quando grupos de reiseiros pintam desenhos na entrada das várias casas das povoações acompanhados por um coro. A tradição já estava também inscrita como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal.

Para Rui Costa, vereador com o pelouro da Cultura e Património, esta distinção é um “justíssimo reconhecimento a todos os homens e mulheres do nosso concelho que ao longo dos séculos têm mantido esta tradição viva e que os deve encher a todos de orgulho”. A Câmara Municipal de Alenquer pretende agora dar “continuidade ao processo de valorização desta tradição” através da candidatura a Património Cultural da Humanidade, junto da UNESCO. 

Scroll to Top