Oeste lança passe gratuito na região

A medida entra em vigor já em janeiro. Passe inter-regional vai custar 40 euros.

A Comunidade Intermunicipal do Oeste lançou o Passe M Oeste que garante a mobilidade gratuita dentro dos 12 municípios da região e uma redução para 40 euros na mobilidade inter-regional. Este passe entra em vigor já a partir de 1 de janeiro de 2025. 

Os passes inter-regionais vão continuar gratuitos para os jovens até aos 23 anos e os cidadãos com mais de 65 anos vão ter um desconto adicional.

Esta é a primeira região do país a implementar esta medida. Com o Passe M Oeste, as viagens em transporte público rodoviário dentro da região deixam de ter encargos para o utilizador e quem quiser deslocar-se para a capital ou para outras regiões limítrofes vai pagar o mesmo que é praticado na Área Metropolitana de Lisboa. 

Est medida representa um investimento superior a 12 milhões, avança a Oeste CIM.

Pedro Folgado, presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste avança que a medida “é algo que muito nos orgulha, mas é apenas mais um passo no rumo traçado há muito tempo de colocar a sustentabilidade no centro de todas as nossas políticas públicas”. Folgado explica que “esta é uma letra que vai entrar no léxico da população do Oeste: M de mobilidade, mas também o de um Marco histórico numa região inteligente, sustentável e inclusiva, onde ninguém é deixado para trás. Vamos fazer todos esta viagem”.

Paulo Simões, Secretário Executivo da OesteCIM, adiantou que “há seis anos, quem quisesse ir e vir todos os dias de transportes para Lisboa pagava 183,15 euros por mês no passe mais caro, mas a partir de 1 de janeiro vai desembolsar 40 euros, o mesmo que paga quem vai de Cascais ou de Almada para a capital. É uma enorme poupança para as famílias”. 

Esta medida vai representar uma poupança significativa nos bolso das famílias, nomeadamente do concelho de Alenquer. A partir de 2025, deslocar-se entre Alenquer e capital de autocarro vai custar 40 euros por mês e quem se deslocar de Alenquer para os restantes concelhos da Comunidade Intermunicipal, passará a poder fazê-lo gratuitamente.

Scroll to Top