Nova Unidade de Cuidados de Saúde de Olhalvo na reta final

Os trabalhos na nova Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Olhalvo entraram na fase final e a entrega está prevista para o início de 2025.

A entrega da empreitada de reformulação da estrutura destinada à nova Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) em Olhalvo, com mais de 200 m2, está prevista para os primeiros meses do próximo ano. De acordo com o comunicado enviado à redação da Voz de Alenquer, o resultado será “entregue à comunidade no primeiro trimestre de 2025, caso os prazos sejam todos cumpridos”. 

A mesma nota dá conta de uma visita, no passado dia 27 de novembro, por parte do executivo municipal, a convite da Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo. A comitiva, encabeçada pelo presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Pedro Folgado, “evidenciou a confiança de que este equipamento moderno possa garantir a toda a população as condições necessárias para aceder aos cuidados primários de saúde”, lê-se no comunicado. Atualmente, UCSP serve 2.650 pessoas de Olhalvo e Ventosa.

Paulo Franco, vereador com o pelouro da saúde em Alenquer, sublinhou o impacto positivo deste projeto, tanto para profissionais de saúde como para os utentes: “A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) está situada atualmente no primeiro piso de um edifício. As pessoas, para ali conseguirem aceder, têm de subir escadas. Com a nova infraestrutura, os problemas de acessibilidade deixarão de existir. Será uma mais-valia para os utentes, mas também para o próprio território em si e para a freguesia. Cada utente será vigiado por um médico, um enfermeiro e assistente técnico. Esta é a tipologia do projeto”. Também o vereador Tiago Pedro, responsável pelas infraestruturas, destacou os benefícios desta nova obra: “À semelhança do centro de saúde de Abrigada, este está também num espaço arrendado, que não fora construído para o efeito. Há aqui uma massa de pessoas que terá melhores condições, evitando assim uma concentração mais a Sul por falta de condições dos equipamentos de saúde que estavam a Norte. Veremos a nossa rede de equipamentos aumentada e, sobretudo, descentralizada e pulverizada, tentando com isto responder aquilo que é a forma como a nossa população se dispersa pelo território”.

A fechar, a nota refere que a nova UCSP de Olhalvo contará com dois gabinetes para consultas e um para enfermagem, uma sala de tratamento, duas zonas de atendimento e uma de espera, farmácia, sala de pessoal e vestiários, salas de arrumos, duas entradas e estacionamento para automóveis. O projeto estará instalado na Quinta do Juncalino, num edifício adquirido pela Câmara Municipal de Alenquer, pelo valor de 90 mil euros.

Scroll to Top