Município investe quase 200 mil euros em novas ilhas ecológicas

Em Alenquer os trabalhos consistem na requalificação das ilhas ecológicas existentes. No Carregado incluem a colocação de novos equipamentos.

O município de Alenquer investiu cerca de 200 mil euros na colocação e requalificação de ilhas ecológicas nas vilas de Alenquer e Carregado. Os trabalhos começaram no dia 4 de fevereiro e têm uma duração de cerca de duas semanas.

Em Alenquer, os trabalhos incidem, sobretudo, na requalificação das ilhas ecológicas já existentes e na substituição dos atuais equipamentos, nomeadamente aqueles que estão situados nas Ruas Orlando Jorge Pereira, Rua António Augusto Nascimento, Rua Doutor António Lopes Marcelo, Rua Eduardo Henriques. A intervenção na vila de Alenquer representa um investimento de 70 mil euros. 

Trabalhos estão a decorrer na zona das Paredes, em Alenquer

A partir de 28 de fevereiro começam os trabalhos na zona da Barrada, no Carregado, onde serão colocados 14 novos contentores enterrados até meados de março, que representam um investimento de 120 mil euros por parte da Câmara Municipal de Alenquer. 

Em comunicado, Paulo Franco, vereador com o pelouro do Ambiente, salienta que estas alterações vão permitir também o aumento do número de lugares de estacionamento. “Além de acrescentar novas soluções para recolha de resíduos, indiferenciados ou para reciclagem, estes novos ecopontos enterrados vão permitir retirar os habituais RSU da via pública e ganhar alguns lugares de estacionamento na Barrada”, explica. 

Os novos ecopontos são equipados com tecnologias que permitem a redução de fugas e ajudam a combater o depósito inadequado de resíduos.

Paulo Franco reconhece ainda que as taxas de reciclagem do concelho podem ser maiores e admite que a solução pode passar por uma maior sensibilização da população para o tema da reciclagem. “Temos consciência de que podíamos reciclar mais no concelho, mas também sabemos a melhoria substancial que também tivemos ao longo dos últimos tempos. O mais importante é, realmente, a sensibilização da população para a importância da reciclagem. De resto, tem sido feito um investimento para colocar os equipamentos ao serviço dos munícipes”, acrescentou o vereador, que esteve presente no arranque dos trabalhos, nas Paredes, Alenquer.

Scroll to Top