Moradores da Passinha organizam vigília noturna

Habitantes da Passinha querem soluções para problema da passagem dos camiões na Rua dos Bons Amigos. Moradores já apresentaram queixa no Supremo Tribunal.

Esta terça-feira, os habitantes da Passinha vão juntar-se na Rua dos Bons Amigos numa vigília noturna que pretende alertar para a falta de soluções para o problema dos camiões que circulam todos os dias por aquela rua. Num comunicado enviado às redações, Helena Nuno, representante da população da passinha, sublinha que “nesta rua (a qual estava interdita desde 1998 à passagem de camiões), transitam diariamente cerca de 350 camiões, num regime de 24 horas, todos os dias da semana, com exceção da noite de sábado para domingo, são 2.100 camiões/semana e 8.400 camiões /mês”.

Em setembro do ano passado, os moradores da Passinha colocaram um processo no Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa, solicitando um parecer com caráter de extrema importância e urgência. “Desde Fevereiro deste ano, era expetável pelo caráter urgente do processo, que o Juiz tivesse tomado algum parecer, apesar da insistência constante da nossa advogada. Até à data, continuamos à espera, sem nenhuma resposta ou parecer acerca do processo, quando sabemos que os prazos foram amplamente ultrapassados. Por esse motivo, na semana passada, fizemos queixa junto do Supremo Tribunal, na expetativa de que o nosso processo seja entendido e avaliado, com rigor, por parte deste Tribunal”, lê-se no comunicado.

Passagem de camiões na Rua dos Bons Amigos

Em 2020, a Câmara Municipal de Alenquer autorizou a construção de um Centro Logístico da empresa “Santos & Vale”, que começou a sua atividade em março de 2021. Desde esse momento, os moradores queixam-se de que não conseguem dormir devido ao barulho provocado pela passagem dos camiões durante a noite. “O ruído e o barulho da passagem de camiões, em regime de 24 horas, com pico máximo no regime noturno, impedem e prejudicam grandemente a saúde e a segurança da população”, refere o comunicado.

“A Rua dos Bons Amigos, tem uma largura média de 5 metros, onde não existem passeios e com casas habitadas de um lado e de outro da rua. Os camiões TIR de grande porte, utilizam esta rua para carga e descarga de mercadorias, cruzando-se nos dois sentidos. Para além de passarem em alta velocidade, existe elevada probabilidade de aqui acontecer um grave acidente, assim como os efeitos e impactos negativos diários, especialmente no regime noturno junto da população”, acrescenta o documento.

A vigília noturna decorre esta terça-feira, 28 de junho, a partir das 22h30 na Rua dos Bons Amigos.

Scroll to Top