No segundo dia de competição da edição 44 do Dakar, a dupla Alenquerense Mário Franco e Rui Franco obteve a 13ª posição na tirada, ocupando agora a 13ª posição da geral dos Protótipos Ligeiros, cumprindo com os objetivos definidos pela formação sediada em Cheganças. O dia começou muito bem – eram décimos na entrada do abastecimento – mas uma fuga no coletor de escape originou perca de potência e fez com que a equipa não pudesse ir mais longe.

Na categoria da dupla da Franco Sport, destaque para o bom desempenho de Seth Quintero.
O norte americano dominou a segunda etapa batendo ‘Chaleco’ López, o campeão reinante na categoria T3. Cristina Gutiérrez cedeu 30 minutos e é uma das grandes perdedoras da etapa, tal como o seu companheiro de equipa Guillaume de Mevius, que parou ao km 261.
Sérgio. Quintero (Red Bull Off-Road Junior Team USA) bateu Chaleco Lopez (EKS South Racing) por 1:58 com Eriksson (EKS South Racing) a ocupar a terceira posição a 6:52.
Na geral, Seth Quintero lidera com 1:20 de avanço para Chaleco Lopez com Eriksson a surgir em terceiro a 5:23 da frente.
Nos automóveis, Nasser Al-Attiyah foi o mais rápido, com o tempo de 3:30.53 horas, deixando o francês Sébastien Loeb (BRX) na segunda posição, com 12.44 minutos de diferença. O sul-africano Giniel de Villiers (Toyota) foi o terceiro, a 33.33 minutos do qatari. Já o francês Stéphane Peterhansel (Audi), um dos favoritos à partida, sofreu problemas mecânicos no Audi elétrico e perdeu muito tempo à espera da assistência, tendo concluído a tirada fora do tempo de control. Apesar disso, o gaulês vai continuar em prova.

Vaidotas Sala e Pulo Fiuza, em Mini Cooper, foram 15ºs na etapa, ocupando agora a 37ª posição da Geral. Benediktas Vanagas e Filipe Palmeiro, em Toyota, foram os 21ºs na etapa, passando a ocupar 24ª posição da geral. Já a dupla Miguel Barbosa/Pedro Velosa, em Toyota, foram 49º na etapa e ocupam agora a 59ª posição da Geral.
Já nas motas, Daniel Sanders concluiu os 334 quilómetros da especial cronometrada em redor da localidade de Há’il com o tempo de 4:38.40 horas, deixando o segundo classificado, o chileno Pablo Quintanilla (Honda), a 3.07 minutos. O austríaco Mathias Walkner (KTM) foi o terceiro classificado.
Na geral, Sanders tem agora 1.47 minutos de vantagem sobre Quintanilla, com o britânico Sam Sunderland (Honda) em terceiro, a 4.23

O alentejano António Maio (Yamaha) é, agora o melhor português, ao ter terminado na 15.ª posição do dia, a 36.50 minutos do vencedor, ocupando agora a 25ª posição da geral. Na luta dos portugueses, o piloto da Franco Sport é seguido por Joaquim Rodrigues na 37ª posição, por Alexandre Azinhais na 87ª posição e por Arcélio Couto na 93ª posição. Pedro Bianchi Prata (104º), Paulo Oliveira (106º), Mário Patrão (108º) e Rui Gonçalves (124º) são os outros portugueses em prova na competição de duas Rodas
Nos SSV, a vitória sorriu hoje ao Polaco Aron Domżała, terceiro na categoria o ano passado onde também obteve uma vitória em etapa. Luís Portela Morais e David Megre (Can-Am/Bp Ultimate SSV Team) foram nonos e são oitavos da geral.
Rui Oliveira e Fausto Mota (Can-Am/CRN Competition Team) foram 20º na etapa e são 22º da geral.
Nos camiões, Sotnikov s foi o mais forte substituiu o seu colega Nikolaev na liderança do Dakar. O Português José Martins, ao volante de uma Iveco, é agora o 41º da Geral.
Amanhã, terceiro dia de competição e segunda etapa, com a ligação entre Ha´il e Al Artawiyah. São 230 kms de ligações e 338 kms de especial, num dia marcado por muitas dunas o que pode começar a marcar muitas diferenças na luta pela vitória…
Photo Destaque: Florent Gooden / DPPI