Mário e Rui Franco voltam ao TOP 10

Com a 12ª posição na etapa de hoje, dupla alenquerense ascende ao 10º lugar no Dakar

A dupla Mário Franco e Rui Franco conseguiu este domingo ascender ao 10º lugar da categoria T3 da edição 44 do Dakar, depois de terem conseguido a 11ª posição na etapa que ligou Riyadh a Al Dawadimi, numa distância superior a 700 kms.

A dupla da Franco Sport conseguiu andar sempre a bom ritmo, nunca baixando da 14ª posição, e nem uma penalização evitou que voltassem a entrar nos dez mais regulares do Dakar, estando agora em 10º a 6h22m23s da liderança, a apenas 7m06s do 9º lugar e a menos de 8 minutos do 8º

Na frente, Seth Quintero, que venceu mais esta tirada, há muito que está fora da luta pelo melhor lugar da classificação geral devido à quebra de um diferencial na segunda etapa. Por outro lado, ‘Chaleco’ López, mantém uma grande consistência e apesar do quarto lugar na etapa de hoje, poderá ter hoje tornado muito mais provável o seu triunfo nesta prova, já que o piloto mais cotado da South Racing beneficiou dos problemas mecânicos sentidos no Can Am de Sebastian Eriksson, que permitiu a passagem da margem que separava o líder da corrida e o segundo classificado, de 23m09s para 1h24m05s. E com isto a corrida, que estava tão equilibrada pode ter ficado resolvida, se é que no Dakar algo pode ficar resolvido antes da meta.

Cristina Gutiérrez, terceira classificada na etapa e na geral, ganhou nove minutos a Chaleco Lopez, mas continua a 2h12m.

Nos autos, Sebastien Loebe e Fabian Lurquinvenceram a etapa 7 do Dakar, batendo Nasser Al-Attiyah e Matthieu Baumel por 5m26s, com Carlos Sainz e Lucas Cruz em terceiro a 7m43s.

Na classificação geral, al Attiyah vê a diferença ligeiramente reduzida, com al Rajhi a perder o segundo lugar para Sébastien Loeb, que está agora a 44m59s de al Attiya e 8m30s na frente de Al Rajhi.

Vaidotas Zala e Paulo Fiúza foram hoje 17ºs e estão a cerca de 30 minutos do almejado Top 10.

Miguel Barbosa e Pedro Velosa foram os 50ºs na etapa e estão na posição 36 dos autos.

Joaquim Rodrigues foi 6º na tirada de hoje – Photo Florent Gooden / DPPI

Nas duas rodas, o chileno José Ignacio Cornejo (Honda) foi o mais rápido na sétima etapa. Na classificação geral houve mudanças e o francês Adrien van Beveren (Yamaha) é o novo líder.

A tirada deste domingo, que ligou Riade e Al Dawadimi, na distância de 401 quilómetros, foi percorrida por Cornejo em 3.28,46 horas, 44 segundos mais rápido do que o argentino Kevin Benavides (KTM). Na terceira posição ficou o espanhol Joan Barreda (Honda), que compete com uma clavícula partida desde quinta-feira, a 2,51 minutos.

O português Joaquim Rodrigues Jr. (Hero) cortou a meta em sexto lugar, a 8,57 minutos do vencedor.

O britânico Sam Sunderland (GasGas) perdeu 25m55s que lhe custaram a liderança da prova, que agora está entregue ao francês Adrien van Beveren, que este domingo foi 10.º classificado.

Assim, na geral Adrien van Beveren lidera com 5m12s de vantagem sobre o austríaco Mathias Walkner (KTM). O terceiro lugar pertence a Kevin Benavides, a 5m23s do líder.

Quanto aos portugueses, como já dissemos, Joaquim Rodrigues foi 6º e é agora 17º da geral, Rui Gonçalves foi 16º e ocupa a posição 30, António Maio foi 30º e é 25º, Mário Patrão foi 62º e é 51º, Alexandre Azinhais foi 89º e é agora 70º, Arcélio Couto foi 87º e é 80º da geral e Pedro Bianchi Prata foi 113º e é agora 101º da geral.

Nos SSV´s, Gerard Farrés venceu hoje a etapa na frente de Aron Domżała e Marek Goczał. Mas o mais importante passou-se ao nível da classificação geral, já que Austin Jones, que concedeu quase dezasseis minutos a Arom Domżała, e a Gerard Farres, é o novo líder entre os T4, tendo agora 6m33s para o vencedor da etapa. O anterior líder, Rodrigo Luppi de Oliveira, perdeu quase uma hora devido a um problema mecânico no km 97. Desta forma e ainda com quase uma semana de dakar pela frente, a prova mantém-se em aberto na luta pelo triunfo, ainda que com novos protagonistas.

Quanto aos portugueses, Luís Portela e David Megre foram 8ºs na etapa e são 8ºs na geral a 2h42m14s da liderança, estando a cerca de 30 minutos do 7º posto.

A dupla Rui Oliveira e Fausto Mota foram 32ºs e estão na 17ª posição da geral.

Nos camiões, Shibalov venceu a etapa de hoje, 1m37s na frente de Nikolaev com a Iveco de Van Den Brink na terceira posição a 4m25s.

Desta forma, na frente da corrida nada muda até ao terceiro lugar, ainda que o líder Sotnikov, tenha visto a sua vantagem reduzir-se de 10m29s para 5m14s.

Shibalov também ficou um pouco mais perto da frente, agora a 31m25s. O quarto posto é que muda de mãos, já que o Iveco de Janus Van Kasteren se atrasou.

O português José Martins foi 33º e está na posição 29 da categoria

Amanhã temos a 8ª etapa, com a ligação entre Al Dawadimi e Wadi Ad Dawasir. São 730 kms, 395 dos quais cronometrados, que vão levar os pilotos por um terreno marcado por areia e dunas a perder de vista.

Foto capa: ASO/Charly Lopez

Scroll to Top