Num dia quase perfeito por parte da dupla alenquerense, nova subida na geral individual.
Mário e Rui Franco são agora os 7ºs da geral na categoria T3, a 2h27m do líder, depois de terem conseguido a 11ª posição na etapa a 25m51s do vencedor da etapa. A dupla da Franco Sport só não foi mais longe porque teve um furo no último setor e acabou por perder 8 minutos na mudança de roda, diferença que lhes teria permitido atingir a 5ª posição na tirada.
Na mesma categoria, o mais forte do dia voltou a ser Seth Quintero, que dominou toda a etapa. Na segunda posição ficou ‘Chaleco’ López, que mantém a liderança da geral do T3, com uma vantagem de 9m9s para o seu companheiro de equipa, Sebastian Eriksson.

Nas motos, mais um dia especial para Portugal. Joaquim Rodrigues conseguiu hoje a sua primeira vitória num Dakar. A Hero, marca Indiana que suporta o projeto e que é o maior fabricante de veículos de duas rodas do mundo, conseguiu assim, ao cabo de seis participações consecutivas, a sua primeira vitória num Dakar.
O piloto de Barcelos gastou 2:34.41 horas para completar a tirada, deixando o australiano Toby Price (KTM) no segundo lugar, a 1.13 minutos, e o norte-americano Skyler Howes (Husqvarna) no terceiro, a 1.26.
Com este resultado, Joaquim Rodrigues Jr. ascendeu cinco lugares e está agora no 13.º posto da geral, a 37.43 minutos do primeiro classificado, que continua a ser o britânico Sam Sunderland (GasGas), que hoje foi 13.º.

Nos automóveis, Carlos Sainz voltou a fazer história. No dia em que conseguiu a sua quadragésima vitória numa etapa do Dakar, volta ao escrever o seu nome no livro dourado da prova ao tornar-se o primeiro condutor de um T1-Ultimate, categoria criada este ano para veículos com motorizações alternativas.
A dupla espanhola fez uma etapa de trás para a frente e apesar de Henk Lategan/ Brett Cummings (Toyota/Toyota Gazoo Racing) ter liderado nos três primeiros controlos de passagem, ao Km 218 já era o espanhol que estava na frente com um avanço de 40 segundos para o sul africano.
Stéphane Peterhansel e Edouard Boulanger (Audi RSQ e-Tron/Team Audi Sport) fizeram terceiro num dia em que Sebastien Loeb perdeu 33m34s, devido a dois furos.
Nasser Al-Attiyah e Matthieu Baumel (Toyota Gazoo Racing), foram oitavos na etapa e cederam mais de cinco minutos, mas com o atraso de Loeb, a sua vantagem na geral é agora de 45 minutos face a Giniel de Villiers.
Nos camiões, segundo triunfo na prova para o líder da geral: Dmitry Sotnikov ganhou a terceira etapa, bateu o seu companheiro de equipa, Andrey Karginov, e alargou de 2m07s para 11m45s a margem que o separa do seu compatriota Eduard Nikolaev.
Além disso, pela segunda vez este ano, o terceiro lugar da etapa não foi ocupado por um camião da Kamaz. Hoje foi a vez de Janus Van Kasteren levar o seu Iveco ao degrau inferior do pódio do dia, que Anton Shibalov, terminando 4m22s’ atrás do vencedor, não conseguiu alcançar.
Desta forma, os quatro Kamaz estão agora separados por 27m05s com Ales Loprais em quinto a 20 minutos do quarto lugar de Anton Shibalov
Nos SSV´s só dá mesmo Polónia. Marek Goczał consegui hoje a sua segunda vitoria do ano e, batendo o seu irmão Michał. Aron Domżała, vencedor ontem, foi o único que se intrometeu entre os irmãos, mas também é polaco.
Quanto aos restantes Portugueses em prova, nas motos, Rui Gonçalves foi 23º e passou para a 42ª posição da geral, António Maio o 31º passando para o 29º da geral, Mário Patrão 47º ocupando agora a 79ª posição da geral, Arcélio Couto 80º e é agora 85º na geral, Alexandre Azinhais foi 86º e é o 72º da geral, e Pedro Bianchi Prata foi 118º na etapa ocupando agora a 90ª posição da geral.

Nos automóveis, a dupla Benediktas Vagas e Filipe Palmeiro foi 18ª, ocupando agora a 15ª posição na geral. Vaidotas Zala e Paulo Fiuza foram 21ºs e são agora 13ºs da geral. Já a dupla Miguel Barbosa e Pedro Velosa conseguiu a 47ª posição e ocupam a 44ª posição da Geral.
Nos SSV´s Rui Oliveira e Fausto Mota foram 29ºs e ocupam a 21ª posição da geral. Já Luís Morais e David Megre foram 39ºs na tirada e ocupam agora o 14º lugar da geral.
Nos camiões, José Martins levou a sua Iveco ao 27º posto e ocupa a 39ª posição da geral.
Amanhã os pilotos percorrem mais 708 kms, entre Al Qaisumah e Riyadh, com 464,76kms de percurso cronometrado. Será um dia percorrido maioritariamente em estradões de terra, contando com menos de 19% do percurso em areia ou em dunas.
Foto de destaque: Florent Gooden / DPPI