Os portugueses foram chamados às urnas para eleger, pela décima vez, o próximo Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa conseguiu assegurar o cargo, com uma percentagem de votos superior à que obteve há cinco anos. Arrecadou 60,7% dos votos, numa eleição que ficou marcada sobretudo pela elevada abstenção, que atingiu os 60,51%, o valor mais elevado de sempre.
Em segundo lugar ficou a socialista Ana Gomes, com 12,97% dos votos, seguida de André Ventura, que obteve 11,9% dos votos. Em quarto lugar ficou João Ferreira, apoiado pelo partido comunista, e a quinta posição foi para Marisa Matias, candidata do Bloco de Esquerda. A sexta e sétima classificação pertencem a Tiago Mayan Gonçalves e a Vitorino Silva, respetivamente.
No concelho de Alenquer, os resultados variam pouco dos valores obtidos a nível nacional. Também no Município de Alenquer se registou uma elevada abstenção. Do total de 35 962 eleitores, apenas votaram 17 854 pessoas, o que representa uma abstenção de 50,35%.
Marcelo Rebelo de Sousa conquistou o primeiro lugar no município, com 61, 09% dos votos. A principal diferença está no segundo lugar, que, no concelho de Alenquer, pertence a André Ventura. O líder do Chega obteve um resultado final de 13,87%, seguido de Ana Gomes que assegurou 10,02% dos votos. À semelhança do resto do país, João Ferreira ficou em quarto lugar com 6,43% dos votos e Marisa Matias arrecadou 3,48% dos votos, terminando estas eleições em quinto lugar.
Nos últimos dois lugares voltam a existir diferenças em relação aos resultados nacionais. Vitorino Silva ficou em sexto, com 2,73% dos votos e em último lugar está Tiago Mayan Gonçalves, candidato da Iniciativa Liberal, que obteve um total de 2,37% dos votos.
No concelho de Alenquer, foram registados também 179 votos em branco e 138 votos nulos.
Freguesia de Vila Verde dos Francos

Vila Verde dos Francos foi a freguesia onde a abstenção teve maior expressividade. Do universo de 939 eleitores, apenas 400 se deslocaram às urnas, o que representa uma abstenção de 57,4%. Marcelo rebelo de Sousa terminou com 66,5% dos votos. André Ventura conquistou o segundo lugar com 12,1% e Ana Gomes alcançou os 10,8% dos votos, ficando assim na terceira posição. Em quarto ficou Vitorino Silva, com 3,5% dos votos e em quinto João Ferreira. Nos últimos dois lugares encontram-se, Marisa Matias e Tiago Mayan Gonçalves, respetivamente.
Freguesia Carnota

Carnota foi a segunda freguesia do concelho a divulgar os resultados durante a noite eleitoral. O grande destaque vai novamente para a abstenção de 50,4%, apenas 674 dos 1 359 eleitores votaram. O primeiro lugar pertence a Marcelo rebelo de Sousa, com 62,4% dos votos. Logo de seguida encontramos André Ventura, com 15,2% e Ana Gomes com 8,9%. Em quarto João Ferreira, com 6,2% dos votos, seguido Vitorino Silva que conquistou 19 votos na freguesia. Marisa Matias e Tiago Mayan Gonçalves ocupam os últimos lugares.
Freguesia Ota

Na freguesia de Ota a abstenção chegou aos 45,5%, onde votaram 551 eleitores. Marcelo Rebelo de Sousa obteve 59,5% dos votos. André Ventura arrecadou 96 votos (17,7%) e Ana Gomes conquistou 45 votos (8,3%).O candidato comunista alcançou 6,3% dos votos e Marisa Matias conseguiu 23 votos dos eleitores da freguesia de Ota, entrando assim para a quinta posição. Tiago Mayan ficou em sexto lugar e Vitorino Silva fica em sétimo lugar.
União de Freguesias de Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha

A União de Freguesias de Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha também deu a maioria a Marcelo Rebelo de Sousa com um total de 769 votos (61,7%). Também nesta freguesia André Ventura ficou com o segundo lugar, com 13,8% dos votos. Ana Gomes obteve 9,6% dos votos, o que a coloca no terceiro lugar. João Ferreira volta a conquistar o quarto lugar com 90 votos (7,2%) e Marisa Matias fica em quinto com 41 votos. Em sexto encontramos Tiago Mayan Gonçalves e em último Vitorino Silva.
União de Freguesias de Ribafria e Pereiro de Palhacana

Na União de Freguesias de Ribafria e Pereiro de Palhacana mais de metade da população optou por não se dirigir às urnas, o que resultou numa abstenção de 51,87%. Num universo de 619 votantes, 412 escolheram Marcelo Rebelo de Sousa (67,3%) e 72 preferiram o líder do Chega (11,7%). Ana Gomes acabou a noite com 7,5% dos votos e João Ferreira terminou com 6% dos votos. O quinto lugar foi para Marisa Matias e o sexto para Vitorino Silva. O último candidato, Tiago Mayan Gonçalves, conquistou apenas 12 votos.
Freguesia de Olhalvo

Olhalvo foi a freguesia de Alenquer onde menos pessoas se abstiveram, dos 1 582 inscritos, 895 votaram (43,43%). A maioria elegeu Marcelo Rebelo de Sousa que obteve 62,9% dos votos. André Ventura ficou com 14,9% dos votos e Ana Gomes permanece em terceiro com 9,6%. Em quarto encontramos João Ferreira com 5,6%, seguido de Marisa Matias que alcançou 24 votos. Tiago Mayan Gonçalves e Vitorino Silva ficaram empatados, cada um com 18 votos.
União de Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres

Na União de Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres estão inscritos 3 568 eleitores mas apenas 1 793 votaram. Marcelo Rebelo de Sousa atingiu os 60,8% dos votos. O líder do Chega conquistou 12,1% dos votos, Ana Gomes conquistou 119 votos (10,3%). João Ferreira alcançou os 9,6%, e Marisa Matias volta a ficar em quinto lugar com 48 votos. Em sexto ficou Vitorino Silva e em último Tiago Mayan Gonçalves.
Freguesia Ventosa

A Freguesia de Ventosa contou com uma abstenção de 45,21%. Marcelo Rebelo de Sousa conseguiu 66,6% dos votos, André Ventura alcançou os 12%, enquanto Ana Gomes se ficou pelos 9,7%. João Ferreira fica novamente em quarto lugar, desta vez com 3,7% dos votos. Aqui o quinto lugar ficou para Vitorino Silva e na sexta posição ficou Marisa Matias. Em último ficou o candidato da Iniciativa Liberal, Tiago Mayan Gonçalves.
Freguesia Meca

Na freguesia de Meca votaram 755 pessoas, o que representa uma abstenção de 47,09%. Em primeiro lugar, com 65,7% dos votos, ficou Marcelo Rebelo de Sousa, em segundo encontra-se André Ventura com 9,4% dos votos e em terceiro ficou Ana Gomes, com uma diferença de apenas 2 votos do candidato do Chega. Em quarto voltamos a encontrar João Ferreira com 8,7% dos votos, seguido de Marisa Matias e Vitorino Silva. Na última posição ficou Tiago Mayan Gonçalves.
União de freguesias de Alenquer

Na União de Freguesias de Alenquer estão inscritos 9 686 eleitores, mas apenas 5 080 foram até às urnas. Marcelo Rebelo de Sousa não conseguiu alcançar aqui os 60%, ficando-se apenas pelos 59,3%. André Ventura conquistou o segundo lugar com 13,9% dos votos, seguido de Ana Gomes que obteve 11%. Em quarto ficou João Ferreira com 5,6%. Atrás ficou Marisa Matias com 3,9% e Tiago Mayan Gonçalves com 3,2% dos votos. A última posição é ocupada por Vitorino Silva que conseguiu apenas 2,9% dos votos.
União de Freguesias de Carregado e Cadafais

Na União de Freguesias do Carregado e Cadafais, Marcelo Rebelo de Sousa também conquistou o primeiro lugar, com 59,6% dos votos. Estas são as freguesias com mais eleitores inscritos em todo o concelho, um total de 10 944, mas apenas votaram 4 892, uma taxa de abstenção de 55,3%. Em segundo lugar está André Ventura com 15,1% dos votos e em terceiro Ana Gomes que ficou perto dos 10%. Em quinto ficou Marisa Matias com 3,91% dos votos, seguida de Vitorino Silva e de Tiago Mayan Gonçalves.