Lançado concurso público para a construção do Centro de Saúde de Abrigada

Obra custa um milhão e meio de euros e vai ser financiada pelo PRR.

O assunto fez parte da ordem do dia na Reunião de Câmara de segunda-feira, dia 26 de fevereiro. A proposta foi aprovada por maioria, com quatros votos a favor do PS e um da CDU e uma abstenção do PSD. A obra tem um custo de um milhão e meio de euros e vai ser financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tendo um prazo de execução de um ano, a contar do início da empreitada.


O vereador Nuno Miguel Henriques, eleito pelo PSD, questionou o presidente, Pedro Folgado, sobre o facto de este concurso não ser internacional. O autarca explicou que, um vez que a obra é financiada pelo PRR, tem de estar concluída até ao final de 2026 e que, caso fosse um concurso internacional, o prazo para a apresentação das propostas teria de ser mais alargado, podendo a empreitada não estar concluída no prazo previsto.


A obra vai decorrer em 2024 e 2025 e, por esse motivo, na sessão de novembro da Assembleia Municipal, foi autorizada a repartição de encargos entre os anos de 2024 (1ME), 2025 (518 mil euros) e 2026 (544 mil euros). A agência Lusa teve acesso à proposta e verificou que a empreitada inclui “a construção de um edifício e seus arranjos exteriores, cuja entrada em funcionamento tem que ocorrer em simultâneo” com a entrada em funcionamento da Unidade de Saúde Familiar.

Scroll to Top