João Nicolau alerta para situação “dramática” do Centro de Saúde do Carregado

O deputado alenquerense deixou um apelo ao Ministério da Saúde. O Governo comprometeu-se a abrir três vagas para o concelho de Alenquer.

O deputado alenquerense João Nicolau, do PS, apelou à Ministra da Saúde, Marta Temido, para que olhe para a situação “urgente e dramática que se vive no Centro de Saúde da vila do Carregado”. 

O alerta surgiu no âmbito da discussão do Orçamento de Estado de 2022, na Assembleia da República, onde João Nicolau lembrou que “o concelho de Alenquer tem cerca de 40 mil

utentes, dos quais pouco mais de 23 mil têm médico de família atribuído”, ou seja cerca de 58% da população. 

Das seis unidades de saúde do concelho, a situação mais grave vive-se no Carregado. Dos cerca de 13 mil utentes, 11 mil (86%) não têm médico de família. “Uma situação desesperante”, descreveu o deputado alenquerense, que sublinhou ainda o investimento nas unidades de saúde que tem sido feito pelo Município de Alenquer. “Mas faltam médicos e o drama permanece. Os utentes continuam a desesperar por médico de família”, acrescenta. 

Em resposta ao apelo de João Nicolau, a Secretária de Estado da Saúde, Fátima Fonseca, anunciou a abertura de duas vagas carenciadas para o Centro de Saúde do Carregado para ajudar a minimizar a situação de forte carência que se vive atualmente. 

(Noticia atualizada às 16h48 com correção sobre o número de vagas abertas para o concelho de Alenquer)

Scroll to Top