Iniciativa Liberal dá os primeiros passos em Alenquer

Objetivo passa por criar um núcleo no concelho

Nas eleições legislativas de 30 de janeiro, a Iniciativa Liberal conseguiu 4,53 por cento dos votos no concelho de Alenquer. Há dois anos, tinha obtido 1,02 por cento. André Garção é o alenquerense impulsionador da presença da Iniciativa Liberal no concelho e o jornal Nova Verdade foi tentar perceber como está a decorrer o processo para que os liberais passem a ter uma presença mais marcante no concelho.

Neste momento ainda não existe um núcleo formado, mas o número de simpatizantes e votantes tem subido em Alenquer e a presença nas redes sociais é prova disso. O entusiasmo de André Garção em trazer o partido para a sua terra natal, nasceu nas últimas eleições autárquicas. “Depois da minha participação ativa nas autárquicas em Lisboa, vi um partido de ideias e não de pessoas, que realmente tem propostas para melhorar a vida de todas as pessoas. Por isso, e por achar que a Iniciativa Liberal é realmente alternativa aos mesmos de sempre, quis que a terra que me viu nascer também tivesse essa possibilidade de poder escolher políticas liberais para seu futuro, dado que nas ultimas autárquicas isso não foi possível”, começou por explicar André Garção.

Em Alenquer ainda não existe um núcleo formado, porque, para o alenquerense, é necessária “a existência de uma base sólida de membros que o desejem criar. Neste momento, apesar de termos muitos simpatizantes e votantes na Iniciativa Liberal, como podemos ver pelos resultados das Eleições Legislativas de 30 de janeiro, ainda nos falta encontrar mais alguns desses membros, que queiram embarcar nesta aventura, sair do sofá e ajudar a mudar Alenquer”, garantiu.

Nas redes sociais, a presença dos liberais em Alenquer já se faz notar, tanto no Facebook como no Instagram. O crescimento tem sido “sustentado”, o que na opinião de André Garção, “revela que as pessoas estão cada vez mais a aderir e a querer saber mais sobre as ideias liberais”. O alenquerense assegura que o partido tem provocado “alguma curiosidade e surpresa na vida política no concelho”, prova disso foi a presença nas mesas de voto das últimas eleições, altura em que, apesar de ainda não existir núcleo, a Iniciativa Liberal já esteve presente.

Foi nessas mesmas eleições que o partido conseguiu um resultado em Alenquer superior ao de 2019, em mais 3 por cento. André Garção não ficou surpreendido, até porque “esteve em linha com o crescimento que a Iniciativa Liberal teve em todo o país. Penso que isso demonstra que, tal como no resto do país, os alenquerenses estão a perceber que existe alternativa ao socialismo e aos mesmos de sempre, que trouxeram o nosso concelho à estagnação onde está hoje em dia. Parece-nos que esta forma diferente de ver as coisas está cada vez a ganhar mais adeptos no nosso concelho, o que não só nos traz mais responsabilidade, mas também mostra boas perspetivas para o crescimento no futuro”.

Para os próximos meses, André Garção garante “várias iniciativas para tentar criar o núcleo de Alenquer”. O grande objetivo são as autárquicas de 2025, momento em que André Garção pretende apresentar uma lista da Iniciativa Liberal à Câmara Municipal de Alenquer, Assembleia Municipal e ainda a algumas freguesias. O alenquerense assegura que sabe que este será “um caminho árduo, mas acreditamos que, com trabalho e dedicação, será possível atingir esses objetivos”.

Scroll to Top