Hospital de Vila Franca sem serviço de urgências

Os serviços de urgência do Hospital de Vila Franca de Xira não estão a receber novos pacientes desde a uma da manhã.

A urgência do Hospital de Vila Franca de Xira não está a receber os doentes que chegam através do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU). Desde madrugada que os utentes estão a ser reencaminhados para outros hospitais “com maior capacidade de resposta até que a situação seja regularizada”, segundo informou a direção do Hospital à rádio Renascença.

Apesar dos constrangimentos, a direção do hospital assegura uma “resposta adequada a todos os utentes que se dirigiram ao hospital por meios próprios”. Ainda não há previsão de quando a situação vai estar regularizada. A direção do hospital garante ainda que este é um procedimento normal quando há um pico de afluência às urgências que pode pôr em causa a resposta aos doentes.

No passado dia 22 de Dezembro, foram detetados mais de 40 casos de Covid-19 no Hospital de Vila Franca de Xira, dos quais 19 pertencem a utentes e 23 são de profissionais de saúde, disse à Lusa fonte hospitalar. A entidade já realizou um total de 290 testes de despistagem à Covid-19 à população hospitalar.

A mesma fonte refere que se registou, entretanto, um óbito, um “doente de 90 anos que sofria de múltiplas patologias graves associadas”, e que se encontram três doentes internados que “inspiram mais cuidados devido à idade avançada”. Os restantes doentes mantêm-se estáveis e os profissionais de saúde estão em isolamento.

O Hospital de Vila Franca de Xira vai reforçar as medidas de segurança e higienização e suspendeu a presença de acompanhantes no serviço de Medicina Interna.

Scroll to Top