Filipe Aguiar vence Troféu Geral de Perícias do Slalom Clube de Portugal

Filipe Aguiar conquistou, este domingo, dia 31 de agosto, o Troféu Nacional de Perícias do Slalom Clube de Portugal. A prova ficou marcada pela presença das três gerações da família Aguiar.

No dia 31 de Agosto, a Freguesia de Ota foi palco da penúltima prova do Campeonato Nacional de Perícias. Para o piloto alenquerense, a prova teve um significado especial. 

Ao competir lado a lado com o pai e o avô, num local que conhece desde sempre, Filipe conquistou o seu primeiro Troféu Nacional de Perícias: “É algo que não se explica. Foi neste troféu que vi o meu avô correr, que vi depois o meu pai começar a correr, e que eu comecei a correr.”

Se hoje Filipe demonstra tanta perícia ao volante, muito se deve ao avô Francisco Aguiar, que há mais de 40 anos iniciou a tradição familiar: “Eu e meu pai podemos gostar muito, mas o meu avô tem uma paixão pelas perícias inexplicável. Tomáramos nós chegar à idade dele com capacidade para nos conseguirmos sentar num carro daqueles e conseguir fazer piões.”  

Partilhar o volante com as duas gerações traz, no entanto, desafios únicos: “É tudo muito giro sermos três a andar no mesmo carro, mas o carro, coitado, não gosta muito. A nível de temperaturas, seja de pneus ou dentro do habitáculo do carro, é tudo diferente. Se andássemos sozinhos, temos muito mais hipóteses de andar a lutar com os da frente.”

Apesar de ter terminado em terceiro lugar, o balanço da prova não podia ser mais positivo: “Tivemos uma das melhores provas este ano a nível nacional, a nível de número de pilotos, e acho que também a nível de organização”, salientou o piloto.

A temporada tem sido um verdadeiro rally de emoções, mas o piloto não pretende parar por aqui. Depois de conquistar o Troféu Nacional de Perícias, o alenquerense mantém-se firme na luta pelo Campeonato de Portugal de Perícias.

A três provas de conquistar o título, o objetivo está bem definido: “Ser campeão é o meu sonho de criança. Cresci nisto, vi o meu pai e o meu avó andar sempre nisto e eles nunca conseguiram ser campeões nacionais e era um objetivo a longo prazo.”

Scroll to Top