EN 1 alvo de requalificação entre Alenquer e Vila Franca de Xira

Trabalhos decorrem, sobretudo, durante o período da noite. O vereador Tiago Pedro revela ainda que a Infraestruturas de Portugal tem mais planos para o Carregado.

Arrancaram esta terça-feira, 19 de julho, as obras requalificação do pavimento no troço da Estrada Nacional 1 (EN1) entre os concelhos de Alenquer e Vila Franca de Xira. Segundo a Infraestruturas de Portugal (IP), empresa pública responsável pelos trabalhos, a previsão é de que os trabalhos estejam concluídos no próximo dia 30 de julho.

A intervenção abrange um total de 18 quilómetros e engloba a União de Freguesias de Carregado e Cadafais e a União de Freguesias de Alenquer, além das freguesias de Vila Franca de Xira e Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras.

Os trabalhos de melhoria da pavimentação do troço da EN1 vão acontecer, sobretudo, durante o período da noite, apesar de Tiago Pedro, vereador com o pelouro das Obras Públicas, assumir à Rádio Voz de Alenquer a possibilidade de, por vezes, os trabalhos se estenderem ao período diurno, com o objetivo de “cumprir o cronograma e também de minimizar ao máximo os constrangimentos que são trazidos pelas obras”.

Enquanto decorre a empreitada, a circulação será feita de forma alternada, regulada com semáforos, para assegurar a segurança dos automobilistas e dos trabalhadores.

Município e IP definem novos projetos para o concelho

A Estrada Nacional 1 (EN1) pode vir a ganhar uma nova rotunda na zona da Vala do Carregado. A hipótese foi avançada à Rádio Voz de Alenquer pelo vereador Tiago Pedro.

O responsável pelo pelouro das Obras Públicas adianta que a Câmara Municipal de Alenquer tem estado em conversações com a Infraestruturas de Portugal, no sentido de indicar alguns problemas e soluções para as estradas que atravessam o concelho, como é o caso da EN1, da EN3 e da EN 9, que pertencem à tutela da empresa pública.

Para o Carregado, a Câmara Municipal de Alenquer sugeriu a criação de uma rotunda para ajudar a fluir o trânsito. “Vai acontecer a construção de uma rotunda no cruzamento da Vala do Carregado. Para a IP é um ponto de instabilidade. Nós ficamos contentes pelo facto de eles terem sensibilidade para a construção de uma rotunda que vise mitigar os vários acidentes que foram acontecendo ao longo dos anos, porque as pessoas que vêm da Vala do Carregado tentam entrar na Estrada Nacional que é uma zona onde se chega com alguma velocidade. Portanto o problema ficará resolvido”, explicou o vereador.

Entre os projetos sugeridos pelo município à Infraestruturas de Portugal está também a criação de uma zona pedonal e de uma ciclovia no Carregado, assim como a substituição do abrigo de passageiros à entrada da vila.

“A Câmara Municipal de Alenquer tinha já a intenção, está a contratar o projeto, para a construção de uma zona pedonal e de uma ciclovia que vá ligar até à Vala do Carregado e vamos aproveitar a oportunidade para casar essa intervenção com a empreitada que vai acontecer na Estrada Nacional. Portanto, será construir um abrigo de passageiros em condições e criar ali um acesso pedonal, sem qualquer perigo para peões, devidamente identificado, marcado e iluminado”, garante.

O vereador acrescenta ainda que a lista contém mais sugestões que vão ser apresentadas à IP. “Aquilo que nós estamos agora a fazer é reunir uma série de apontamentos que vamos partilhar com a Infraestruturas de Portugal e que esperamos ver resolvidos. Nesta fase são muitos temas, estamos a trabalhá-los de forma mais ou menos detalhada, alguns têm mais urgência que outros e uns também têm mais maturidade que outros, mas estamos a fazê-lo de forma faseada”, frisa.

Scroll to Top