Em setembro, o Vinho volta a ter Alma em Alenquer

A edição deste ano da Alma do Vinho vai contar com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, no momento da inauguração do evento. Os vereadores Tiago Pedro e Cláudia Luís estiveram nas manhãs da Rádio Voz de Alenquer para falar da edição que se aproxima.

O festival Alma do Vinho, que nasceu em Alenquer, em 2017, vai este ano para a sexta edição. Cada vez mais maduro, o evento é já um sucesso consolidado e reconhecido por todos, que traz ao Parque Urbano da Romeira milhares de pessoas, sempre em meados de setembro. A edição deste ano acontece de 12 a 15 de setembro e conta com a participação de dezenas de produtores da região de Lisboa. 

O vice-presidente e vereador do Município de Alenquer, Tiago Pedro, e a vereadora Cláudia Luís estiveram no programa “Bom dia, Alenquer”, da Rádio Voz de Alenquer, para falar sobre a edição deste ano da Alma do Vinho.

Tiago Pedro afirmou que o tema do vinho “é muito importante na nossa região e no nosso concelho” e defendeu que este evento “é um veículo de cultura local, com o vinho como figura central”, reforçando que é um festival para toda a família. Nesse sentido, ao longo dos quatro dias de Alma do Vinho, é possível encontrar no recinto um espaço para crianças e algumas atividades para os mais pequenos, que fazem com que a Alma do Vinho seja efetivamente um festival para toda a família. Chegar a todas as faixas etárias é igualmente uma característica e uma meta vincada pela vereadora Cláudia Luís. A vereadora sublinhou também que a autarquia tem a preocupação de trazer ao evento “a música portuguesa” e este ano não foi excepção. Syro, Nininho Vaz Maia, Mariza e Ivandro são os cabeças de cartaz que vão subir ao palco da Alma do Vinho em 2024, para animar as quatro noites do maior festival de vinhos da região de Lisboa. Durante o evento, cerca de 40 produtores da região vão marcar presença no Parque Urbano da Romeira e os visitantes vão ter a oportunidade de provar mais de 300 vinhos. Cláudia Luís aproveitou a oportunidade para agradecer aos produtores que vão marcar presença nesta edição e revelou que alguns produtores participam na Alma do Vinho pela primeira vez. Tiago Pedro recordou que “Alenquer tem um número de produtores de vinho muito elevado. Temos mais produtores do que no Algarve e no Alentejo”. Os bilhetes, que já estão à venda, podem ser adquiridos no edifício da Câmara Municipal de Alenquer, no Posto de Turismo de Alenquer, na Ticketline ou na bilheteira do próprio evento. 

Muito mais para além do vinho 

O festival Alma do Vinho oferece uma série de iniciativas ao longo de quatro dias de evento, para além da presença dos produtores da região e dos afamados concertos. Em diversos momentos, há iniciativas que tornam a experiência ainda mais rica, combinando o melhor da enogastronomia com a cultura, a música e a tradição vitivinícola da região, num ambiente acolhedor e festivo. Dentro da oferta, há programas premium destinados a diversos públicos. O Curso de Vinho para Totós é direcionado a principiantes com curiosidade e que percebem pouco ou nada sobre o mundo do vinho. Para apreciadores mais experientes, existem momentos como a Prova Premium, que coloca o participante à prova com oito vinhos diferentes de todo o Mundo. Por outro lado, terá ainda lugar o Jantar Vínico com Alma, que decorre no Fórum Romeira, sendo preparado pelo chef João Simões e pelo sommelier Pedro Moreira. A Prova Enogastronómica promete um momento imersivo, no cruzamento de grandes vinhos e pratos, com o chef Fábio Bernardino. Por fim, o Programa Enoturístico pretende dar a conhecer Alenquer durante um dia preenchido. Todos estes programas têm bilhetes próprios. Para mais informações, consulte o site almadovinho.pt

Inauguração conta com presença de Secretário de Estado

A inauguração da edição deste ano da Alma do Vinho, marcada para 12 de setembro, vai contar com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado. Esta não é a primeira vez que Pedro Marchado visita o certame, uma vez que em 2018 e em 2019 marcou também presença no ato da inauguração, na época enquanto presidente da comissão executiva do Turismo do Centro de Portugal. Pedro Machado volta este ano a ser convidado, na qualidade de Secretário de Estado do Turismo, função que desempenha desde abril deste ano no governo liderado por Luís Montenegro. 

Scroll to Top