-Hoje, sexta-feira dia 18 de Fevereiro, o Município de Alenquer dá inicio à atividade “Vamos ao Teatro”. A primeira peça é o “Banquete no Palheiro” encenada por Álvaro Gomes. Estará em cena até ao dia 19 de março, às 21h30, na Liga dos Amigos em Alenquer. Pode reservar o seu bilhete através do número 914 378 039 ou comprar no local, no dia do espetáculo.
-A Biblioteca Municipal de Alenquer, no mês de fevereiro, promove duas sessões de “O Livro convida à Hora do Conto”, com a obra “Um abraço e saudades do teu Abraço”, de Eoin Mclaughlin e Polly Dunbar. A próxima sessão será amanhã, no dia 19 de fevereiro, às 15h00. É uma atividade gratuita, mas carece de inscrição, através do link https://bit.ly/3FQJvhz
-O Museu de Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição será palco da Conferência “Vinhais: judeus, marranos e inquisição”, seguida do concerto dos Lads D’Alenquer. O historiador Jorge Alves Ferreira, apresenta o seu livro, que é considerado pelo próprio como “um pequeno contributo para ajudar a retirar da penumbra uma parte da nossa história comum que, infelizmente, ainda se encontra muito escondida.” Pode realizar a sua inscrição através do link https://bit.ly/3KIJpfT
-Dia 20 de Fevereiro, o município realiza a atividade “Damião de Góis contado às crianças e jovens”. É dirigida ao público mais jovem do museu, composto, com jogos, contos e outras atividades didáticas e divertidas. A atividade tem início às 15h30, no Museu Damião de Góis, e a inscrição pode ser feita através do link:https://bit.ly/34bHjnE
-No dia 26 de Fevereiro, a companhia Alão Jazz irá realizar um concerto na Quinta de Vale Flores, no Carregado, dirigido por José Menezes. O concerto insere-se no projeto Rotas do Jazz, terá início às 21h30 e a entrada é gratuita.
-A exposição “Damião de Góis: um humanista na Torre do Tombo” está patente de segunda a sexta, das 9h-13h e das 14h-17h, no átrio dos Paços do Concelho, em Alenquer. Esta exposição retrata uma vertente pouco conhecida dos tempos em que Damião ocupou o cargo de Guarda-Mor dos Arquivos reais na Torre do Tombo.
-Até 28 de Fevereiro estará patente no Centro Interpretativo do Pintar e Cantar dos Reis, situado no Posto de Turismo de Alenquer, a exposição “Pintar e Cantar dos Reis – A tradição sob o olhar dos jovens”. É constituída por trabalhos de alunos do 3º ciclo de escolaridade das Escolas do concelho. Horários: Segunda-feira das 10h às 13h e das 14h às 18h; Terça a Sexta das 10h às 18h; Sábado das 10h às 13h e das 14h às 18h.
-Aproveite para conhecer um pouco mais da essência de Alenquer, visitando os Museus do concelho: Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição, Museu João Mário, Museu do Presépio e o Museu do Vinho, nos seguintes horários: 3ª a sábado – 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e aos domingos é necessária marcação prévia.
-Durante todo o mês de Fevereiro, estará patente na Biblioteca Municipal de Alenquer a exposição de desenhos e pinturas a óleo por Helen Reimer. De 1 a 23 de fevereiro, nos seguintes horários: Segunda-feira: 10h00-13h00 e 14h00 às 18h00. Terça-feira a sexta-feira: 10h00-18h00. Sábado: 10h00-13h00 e 14h00 às 17h00.
REGIONAL
-Hoje, “Micro Contos” por Fernando Guerreiro, na Fábrica das Palavras, em Vila Franca de Xira. São histórias breves e originais, escritas por Fernando Guerreiro e que estão repletas de humor. A narração vai ser acompanhada por músicas originais tocadas ao vivo. O espetáculo terá início às 21h30.
-O Município de Azambuja está a colaborar na organização de uma exposição e venda solidária para apoiar o cidadão Francisco Vieira, um jovem de 21 anos que nasceu com Paralisia Cerebral Isquémica. A iniciativa terá lugar na localidade de Casais da Lagoa, nos dias 19 e 20 de fevereiro, no horário das 10h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h00, na sede da Associação Desportiva e Cultural de Casais da Lagoa, pertencente à Freguesia de Aveiras de Baixo e Concelho de Azambuja. Esta exposição/venda é composta por cerca de 20 peças, com trabalhos artesanais realizados pelo pai do Francisco, feitos a partir de caixas de cartão das papas que constituem a base da alimentação do filho.
-“A Poesia dos Sons” é o novo espetáculo do Clássica na Fábrica com o Quarteto de Trompas “4hornsound”, composto por Luís Moreira, Pedro Pereira, Pedro Ribeiro e Rodrigo Carreira. Os sons que exploram todas as capacidades técnicas e musicais que caracterizam a trompa, vão ter lugar dia 19 de fevereiro, pelas 17h00, na Fábrica das Palavras.
– A peça “Madalena”, coproduzida pelo Teatro D. Maria II, Teatro Viriato e Centro de Arte de Ovar, com direção artística de Sara de Castro, leva ao Centro Cultural do Cartaxo, os temas da morte, do luto e da relação com o corpo morto, através da figura bíblica de Maria Madalena. A peça sobe ao palco do CCC amanhã, sábado, às 21h30. Os bilhetes para o espetáculo podem ser adquiridos em Ticketline ou na bilheteira do Centro Cultural do Cartaxo e têm o valor de dez euros.
-A localidade de Maçussa vai receber no domingo, dia 20 de fevereiro, mais uma atividade PAFT – Programa de Atividade Física para Todos, promovida pela Câmara Municipal de Azambuja em parceria com a União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa. O ponto de encontro será junto à sede da Associação Recreativa, Desportiva e Cultural da Maçussa, pelas 09h30. O percurso terá cerca de 11kms, de dificuldade técnica média, contando com o acompanhamento de um carro de apoio. As inscrições para participar na caminhada são gratuitas e abertas a toda a população. Podem ser feitas através de formulários disponibilizados nas redes sociais do município ou no próprio dia e local.
-A Póvoa de Santa Iria vai receber, no próximo domingo, o Campeonato Territorial de Ginástica Acrobática da 1.ª Divisão. O evento desportivo tem entrada livre, de acordo com as normas estabelecidas pela Direção Geral de Saúde, por isso basta aparecer no Pavilhão Desportivo da Escola EB 2, 3 Aristides de Sousa Mendes, na Póvoa, a partir das 10h00.
-“O Vale da Pedra e a Criação da Paróquia, uma Igreja Desejada pelo Povo” é o título do livro que a historiadora Ana Carina Azevedo escreveu e que decorre do seu trabalho de investigação sobre a paróquia de Vale da Pedra, freguesia do concelho do Cartaxo. A sessão será presidida por D. José Traquina, Bispo de Santarém, e a obra será apresentada por Eva Raquel Neves, da Comissão para os Bens Culturais da Igreja da Diocese de Santarém. A apresentação do livro vai decorrer no Centro Social, Cultural e Recreativo de Vale da Pedra e Ponte do Reguengo, no próximo domingo às 17h00.
-A Rede de Bibliotecas do Município de Azambuja (RBMA) está a promover uma atividade de Modelação 3D, no âmbito do Projeto BiblioTICs, que irá decorrer no dia 23 de Fevereiro, quarta-feira, entre as 14h30 e as 16h00. Esta atividade, destinada a maiores de 12 anos, consiste numa formação em aprender sobre o mundo das impressoras 3D, utilizar e experimentar. Para participar nesta formação é obrigatória a inscrição, que deverá ser realizada através do número 263 400 485 ou pelo email biblioazb@cm-azambuja.pt.
-A exposição “A (re)afirmação de um elemento identitário – 70 anos da Ponte Marechal Carmona” vai estar patente no Museu Municipal em Vila Franca de Xira, e pode ser visitada nos seguintes dias e horários: de terça-feira a domingo, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
-Exposição “Spectacular Instability”, na Galeria Municipal de Torres Vedras, estará patente até 5 de Março. Exposição das obras produzidas por Jéssica Gaspar no âmbito do projeto RAMA – Residências Artísticas Maceira Alfeiria.
NACIONAL
-A exposição “A viagem de comboio – pinturas de Natália Gromicho” foi inaugurada no passado dia 15 de Janeiro na Casa da Cultura de Beja e estará patente até ao dia 28 de Fevereiro. A exposição foi selecionada por Natália Gromicho, 8 quadros pintados entre 2015 e 2018, alguns expostos na icónica exposição “Do ocidente para o Oriente” apresentada no Museu do Oriente de Lisboa e Macau. A exposição pode ser visitada de 2ª a 6ª das 9h às 20h e aos sábados das 14h às 20h.