Centrais Fotovoltaicas a um passo de se instalarem em Alenquer

A construção das centrais fotovoltaicas vai implicar a criação de novos acessos.

As centrais fotovoltaicas são uma realidade cada vez mais próxima do concelho de Alenquer. Está prevista a criação de três centrais fotovoltaicas para produção elétrica, no concelho de Alenquer, que representam um investimento de milhões de euros.

O executivo, em reunião de câmara, aprovou os pedidos de informação prévia referentes à Central Fotovoltaica da Cerca, promovida pela EDP, e à Central Fotovoltaica do Carregado, da Iberdrola, em solos agrícolas não integrados na Reserva Agrícola Nacional.

A Central Fotovoltaica da Cerca vai ocupar territórios entre as freguesias de Ota e de Alenquer e também de Aveiras de Cima, no concelho de Azambuja. Vai ser constituída por 458 mil painéis fotovoltaicos e será capaz de produzir 388 gigawatts por ano. 

Já a Central do Carregado, vai ocupar também os territórios de Ota, Alenquer, Carregado, Azambuja e Vila Nova da Rainha e será constituída por 118 mil painéis solares. 

Durante a reunião de Câmara, Dora Pereira, vereadora com o pelouro das Obras Particulares, explicou que o Município vai exigir a ambas as empresas a beneficiação de uma estrada de acesso às duas centrais.

“Além do cumprimento de todas as questões impostas pelos pareceres já emitidos por outras entidades, a grande condição do Município de Alenquer é a criação de um acesso que vai desde a entrada do Cruzamento de Ota até à ligação para a estrada dos aterros, o chamado Caminho Valcarro. Estamos a falar de três quilómetros de via”, explicou a vereadora durante a reunião de Câmara.

Os pedidos de informação prévia foram aprovados com os votos a favor do PS e a abstenção do PSD e da CDU. 

Há ainda uma terceira central fotovoltaica, cujo processo está ainda a ser estudado, e que abrange novamente a União de Freguesias de Alenquer. O projeto prevê a instalação de 120 mil painéis fotovoltaicos, mas a Câmara Municipal de Alenquer ainda não deliberou sobre esta terceira Central Fotovoltaica

Scroll to Top