Caixa Solidária em Paredes, Alenquer

Mais uma iniciativa, esta resultante de um movimento popular, para apoiar as vítimas da pandemia Covid-19.

Por: Daniela Azevedo

A iniciativa da Caixa Solidária nasceu em Lisboa e consiste em colocar uma caixa na rua que recolhe bens alimentares para aqueles que mais necessitam. Ao ser publicada nas redes sociais, rapidamente se espalhou pelo resto do país e Paredes-Alenquer foi mais uma das localidades a aderir.

Rapidamente foi criado no Facebook o grupo “@caixa.solidaria“, para desafiar as pessoas a replicar a iniciativa nos seus bairros. Nesta página é também identificada a localização das várias caixas espalhadas pelo país. A repercussão ultrapassou todas as expectativas, com o grupo a atingir quase 60 mil membros em menos de um mês.

Em Paredes, Alenquer, existe uma caixa Solidária ao Lado da sede dos escuteiros e da irmandade (antiga escola primária) onde se apela a que, quem puder, deixe bens alimentares e de higiene para ajudar quem tem necessidades nesta altura de pandemia.

A prova de que esta iniciativa funciona é que de todos os bens essenciais ali deixados desde que foi criada só metade foi recolhida por quem deles usufruiu, o que revela um irrefutável sentido de cidadania e de humanismo.

Quem utilizar a caixa deve deixá-la bem fechada e tapada com o plástico por cima para não se correr o risco de se perderem bens essenciais cujas embalagens são de papel.

Notícia originalmente publicada na edição 1056 do jornal Nova Verdade

Scroll to Top