Alunos de Alenquer unem-se pelos Direitos das Crianças

Abril é o mês em que se celebra a prevenção dos maus tratos na infância, é chamado o mês do laço azul. Jovens do concelho de Alenquer vão correr pelos direitos das crianças.

No dia 1 de abril, os alunos dos agrupamentos de escolas de Alenquer unem-se em prol dos direitos das crianças. A “Volta a Alenquer a Correr 2022” visa sensibilizar não só os mais novos, como também toda a população para a importância deste tema.

Da mesma forma, esta iniciativa vai apoiar a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do concelho (CPCJ), através de contribuições monetárias dos alunos e das suas famílias, que serão convertidas em consultas de acompanhamento psicológico a vítimas de violência na infância, com o auxílio dos respetivos agrupamentos.

“É difícil garantir a estas crianças um acompanhamento psicológico no Sistema Nacional de Saúde, como uma prioridade regular. E, portanto, nós vamos conseguir angariar dinheiro para pagar as consultas e, de facto, é uma mais valia enorme. É muito importante haver esse acompanhamento médico psicológico regular”, refere João Paulo Félix, ultramaratonista alenquerense e mentor do projeto, à Rádio Voz de Alenquer

Nesta corrida procura-se alertar para a importância de preservar e proteger os direitos das crianças e, por isso mesmo, os alunos dos quatro agrupamentos de escolas do concelho terão oportunidade de participar de forma ativa para esta causa. As escolas estão “muito entusiasmadas e empenhadas” garante João Paulo Félix.

A partida será no Agrupamento de Escolas Damião de Goes e a meta na Avenida Jaime Ferreira, junto à sede da CPCJ de Alenquer e a corrida decorre entre as 9h30 e as 15h. É uma corrida que compreende vários percursos e com uma extensão de mais de 50 quilómetros.

A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Alenquer, em parceria com a Comissão Nacional para a Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens. João Paulo Félix, que vai correr lado a lado com estes jovens, sublinha que “a corrida é, de facto, um bom veículo para transmitir estas mensagens”.

Scroll to Top