Alenquer tem novo Centro de Recolha de Resíduos

O espaço pode receber monos, monstros, madeiras, equipamentos eletrónicos, entre outros materiais

No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, que se assinalou a 5 de Junho, o Município de Alenquer inaugurou o novo Centro de Recolha de Resíduos, localizado nos Serviços Municipalizados, na Quinta do Barnabé.

Segundo o município, o projeto pretende ser um incentivo para a reutilização e reciclagem de diversos materiais, evitando assim a deposição ilegal de resíduos em espaço público. 

Paulo Franco, vereador com o pelouro do ambiente, salienta que o espaço constitui-se “uma mais-valia para a proteção do ambiente no concelho de Alenquer”, e acrescenta que o objetivo é “que o mesmo venha a evitar o depósito de resíduos em locais inadequados como é o caso da floresta ou da via pública”.

O vereador adianta ainda que “a abertura deste Centro de Recolha, em Alenquer, constitui a concretização do primeiro passo de um projeto que pretendemos estender a todo o município”. O objetivo do executivo é estabelecer uma parceria com as juntas de freguesia para que os munícipes possam “deixar no estaleiro da freguesia da sua residência um determinado tipo de resíduo, ou então, deslocar-se à freguesia mais próxima, para depositar no contentor adequado os seus resíduos”.

O Centro de Recolha de Resíduos está aberto de segunda a sexta, das 9h às 17h, e ao sábado das 10h às 13h.

Os resíduos admissíveis são:

– Papel/Cartão;

– Plástico/Metal de Embalagem;

– Vidro de Embalagem;

– Mistura de Plástico (conhecido como plásticos rígidos);

– Mistura de Vidros (como espelhos, janelas, etc.);

– Equipamentos Elétricos e Eletrónicos;

– Madeiras;

– Monstros (colchões, móveis, etc.);

– Óleos Alimentares Usados;

– Resíduos de Construção e Demolição de pequenas obras de bricolagem;

– Pilhas;

– Lâmpadas;

– Pneus de veículos ligeiros.

Scroll to Top