Alenquer recebe Congresso sobre Oncologia

O congresso, com o tema "É sobre mim - Saúde e Bem-estar Oncológico", acontece a 26 de outubro, no Fórum Romeira, em Alenquer. A Rádio Voz de Alenquer falou com a Associação Acolher Prá Vida para conhecer melhor o evento.

A Associação Acolher Prá Vida é uma iniciativa que foi criada por doentes oncológicos para doentes oncológicos. Começou por uns pequenos desabafos e partilhas num grupo de WhatsApp, na altura batizado com o nome “As Guerreiras de Alenquer”. Atualmente, a associação conta com um espaço físico, onde um grupo de doentes e os seus familiares e acompanhantes se reúnem semanalmente. Esta é uma “casa” escolhida por mais de 300 sócios, graças à cumplicidade e à familiaridade partilhadas por todos. Desde de 2019, data de fundação, que o método é o mesmo: a partilha de experiências, informações e palavras de conforto. “Temos muito entre nós a frase “fazer o bem faz bem”, e é isto que nos move, é fazer o bem numa área concreta que é a área da doença oncológica”, começou por dizer Isabel Medeiros, uma das representantes da associação, em entrevista à Rádio Voz de Alenquer e ao jornal Nova Verdade.

Este ano, a associação decidiu mostrar o seu método ao público em grande escala, através de um congresso. “É sobre mim – Saúde e Bem-estar Oncológico” vai acontecer a 26 de outubro, sábado, no Fórum Romeira, em Alenquer. O evento será composto por quatro palestras, conduzidas por vários profissionais da área da saúde. Os principais temas abordados irão abordar questões como a “Gestão de Sintomas e Exercício Físico”, “Nutrição e Suplementação”, “Saúde Mental e Emocional” e “Sexualidade e Autoestima”.

“O congresso é algo que nós, enquanto associação, ansiávamos fazer há muito tempo”, explicou Isabel Medeiros. “Aquilo que sentimos é que há ainda muita desinformação. No concelho de Alenquer sentimos que as pessoas não têm acesso à informação e a estes temas que vamos tratar no congresso”, continuou. Ainda que um dos principais objetivos da associação seja o combate à desinformação, Isabel acredita que este congresso “é mesmo o topo daquilo que podemos fazer pelo doente oncológico e pelos seus familiares”.

“É sobre mim, é sobre cada um de nós”

Para esta primeira edição, a Associação Acolher Prá Vida decidiu acentuar a importância do bem-estar psicológico no processo de recuperação de um doente oncológico, mas, e esclareceu Isabel Medeiros, este congresso é também para “as pessoas que não tenham passado por um processo de doença oncológica” ou que possam ter familiares doentes, “portanto é sobre mim, é sobre cada um de nós”. Contudo, Sancha Lopes, também representante da associação, sublinhou a importância da participação de doentes oncológicos. “Nós fizemos isto a pensar essencialmente no doente oncológico e em quem está ainda a passar pela doença. Sabemos que muitas vezes as pessoas se fecham, ou por vergonha ou por receio ou por medo, e por isso aquilo que nós queremos é criar um ambiente de total abertura e de total partilha”, esclareceu. Questionadas sobre a continuidade do evento, Isabel e Sancha avançaram que está em cima da mesa a organização de mais congressos daqui em diante. A 26 de outubro, as portas para o congresso abrem às nove da manhã. A entrada é gratuita, mas a inscrição é obrigatória, podendo ser feita através das redes sociais da Associação Acolher Prá Vida, assim como a consulta da programação completa. 

Scroll to Top