João Nicolau, Presidente da concelhia do PS de Alenquer, recorda o ex-Presidente da Câmara de Alenquer entre 1976 e 2009, pelas listas do PS como “uma das maiores referências do concelho de Alenquer”, realçando que o Partido Socialista de Alenquer está “eternamente grato pela dedicação e trabalho e pela forma humana e atenciosa com que Álvaro Pedro se relacionava com todos”.
Já Nuno Inácio, Presidente da Cooperativa detentora da Rádio Voz de Alenquer relembra “um homem que vem debaixo, com muito pouca formação escolar, mas uma enorme formação de vida e que conseguiu agarrar a vida política” e realça, ainda, o seu trabalho no concelho de Alenquer. “Era alguém muito querido, especialmente nas freguesias mais pequenas. Foi ele que fez chegar água, foi ele que fez chegar eletricidade, foi ele que, em muitos casos, fez chegar o saneamento básico, criou escolas, alcatroou caminhos, as pessoas eram-lhe muito agradecidas”, frisou.
“Não posso deixar de dizer que foi alguém que deu o seu melhor em benefício dos habitantes”, abona António Bogalho, o antigo Presidente da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço. “O Álvaro Pedro era uma pessoa extremamente preocupada com as situações das pessoas, das famílias e muito particularmente das associações, no geral de tudo o que mexia em Alenquer e nos concelhos com quem estava associado de forma muito fixa”, acrescentou.
António Bogalho não quis deixar de agradecer pela “aprendizagem” proporcionada pelo “padrinho que todos gostávamos de ter, que nos momentos mais difíceis, conseguia sempre arranjar uma solução positiva”.
“São recordações que ficam para a vida”, cimenta o sucessor de Álvaro Pedro à Presidência da Câmara de Alenquer, Jorge Riso, mencionando a “amizade, os conselhos e ensinamentos” proporcionados por Álvaro Pedro. Jorge Riso relembrou, ainda, o passado dia 5 de outubro, quando teve presente da homenagem ao ex-Presidente da Câmara por parte do Partido Socialista, “já o achei debilitado, mas conversámos, era alguém que sempre teve uma palavra de amizade, conforto e até ironia”. “Devo-lhe bastante”, acrescentou.
O antigo Presidente da Câmara Municipal de Alenquer durante 1976 e 2009 faleceu esta madrugada aos 83 anos. O funeral será realizado amanhã na Sociedade Filarmónica União e Progresso de Abrigada (SFUPA), após a celebração da missa de corpo presente que terá início às 15h00.