Foi a primeira vez que Portugal foi representado na maior prova de ciclismo de cadetes do mundo, e foi por um grupo alenquenrense. Alenquer GDM Anipura participou na prova Tour de L’Ain, em França, que aconteceu de 13 a 15 de julho. Entre as cerca de 30 equipas, coletivamente, a Alenquer GDM Anipura, conseguiu posicionar-se em 12.º lugar. Ao todo participaram 155 atletas, de todo o mundo. Na classificação individual, Leonardo Garcia ficou em 32º lugar, logo a seguir, na posição 38°, André Jarmela; Xavier Ferreira na posição 76º, Lucas Castro em 111º, e em 152º, Pedro Mendes.
Embora a equipa tivesse ido com o objetivo de aprender e experienciar uma competição mundial, o treinador do Alenquer GDM Anipura, Nuno Alves, admitiu um balanço muito positivo. “Como o nível competitivo é muito alto, no primeiro dia os nossos ciclistas não estavam habituados. Mas no segundo dia já estavam inteirados, e sobressaíram com o 15º lugar na etapa. Na última etapa, tivemos um atleta na discussão da prova mesmo até aos últimos 3 km finais, mas depois foi apanhado pelo grupo principal de onde veio a sair o vencedor da prova”.
Ainda antes de entrarem na pista, Nuno Alves sabia que os seus ciclistas “estavam muito bem preparados, mas nada como competir para o comprovar”. O treinador acredita que se os jovens alenquerenses tivessem mais experiência neste tipo de competições, podiam ter ficado melhor classificados. “Quanto à capacidade física, estamos igual aos melhores ciclistas da Europa”, apontou.
O orgulho é maior para o clube quando Alenquer GDM Anipura foi a única equipa portuguesa que até ao momento conseguiu participar prova. “Não há mais equipas a nível nacional e nunca houve na história do ciclismo de equipas portuguesas de cadetes, por isso, é um orgulho enorme que traz prestígio para à equipa e que vai dar consolidação no futuro”, terminou.
De regresso a Portugal, o Alenquer GDM Anipura prepara-se para os Campeonato Nacional de Cadetes e a Volta a Portugal, provas que decorrem em agosto.