Acolher Prá Vida ajuda doentes oncológicos e famílias

A Associação Acolher Prá Vida tem como missão o acolhimento, a disponibilização de informação e a partilha de experiências entre doentes oncológicos e familiares.

Natércia Mateus faz parte da Associação Acolher Prá Vida e explicou ao jornal Nova Verdade como nasceu o projeto, que iniciou em 2019. “Começámos há dois anos, um pouco antes da pandemia. Iniciámos com um grupo de mulheres com doença oncológica e estivemos a apoiar-nos através de mensagens de WhatsApp”.

O grupo cresceu mais do que inicialmente pensado e chegou a ser composto por 30 mulheres, maioritariamente com cancro da mama. Natércia diz que com o número considerável de participantes “pensámos em alargar para a comunidade e criar uma associação”.

Esta vontade prende-se muito ao facto de, segundo a fundadora da associação, “percebermos que naquele grupo tínhamos um apoio imenso de que precisávamos”, esclareceu. Essa é uma das missões da associação Acolher Prá Vida: apoiar os doentes oncológicos. Mas não é única. Esta associação, com sede em Alenquer, disponibiliza e partilha informações e experiências entre doentes oncológicos e as famílias.

“Às vezes, um doente oncológico não consegue encontrar o mesmo tipo de linguagem dentro do meio familiar e conseguimos encontrar isso entre outros doentes oncológicos”, confessa Natércia Mateus.

De acordo com a fundadora, outro dos problemas muitas vezes comum passa pela falta de informação útil, legal e necessária sobre direitos que estes doentes têm. “É importante o nosso contributo a nível de informação, porque muitas pessoas não têm a informação a nível legal, sobre o que é necessário e quais são os direitos de um doente oncológico”.

Esta é uma associação que, acima de tudo, pretende apoiar o doente oncológico, quando mais precisa: “muitas vezes, o doente sente-se perdido e nós apoiamos nesse sentido”, explica Natércia Mateus.

Atualmente, a associação está localizada em Alenquer, num espaço cedido pela Abrisaúde, mas a fundadora adianta que estão à procura de um novo espaço, apelando a quem possa disponibilizar um local para a sede da associação.

Scroll to Top