Seminário assinala Dia Mundial da Saúde

Em vez da tradicional Semana da Saúde, o Município de Alenquer optou, este ano, por realizar um seminário dedicado aos problemas que afetam atualmente a área da saúde.

No próximo dia 7 de abril, pelas 09h15, realizar-se-á um seminário em prol da celebração do Dia Mundial da Saúde, no Auditório Damião de Góis. A entrada é livre para todas as idades, mas requer inscrição prévia.

No concelho de Alenquer, este dia é, habitualmente, celebrado pela feira da saúde, no entanto, o evento tem acontecido em moldes diferentes nos últimos anos devido à pandemia.

Mesmo com as adversidades causadas pela conjuntura atual, esta celebração realizou-se num formato online, em 2021. Em 2022, ainda continua a haver entraves à realização da Semana da Saúde, desta vez causados pelas obras no Fórum da Romeira.

“Não será uma Feira da Saúde, porque, realmente, ainda não existem condições para a realização da mesma, também a ver com as próprias obras que estão a acontecer aqui na vila de Alenquer”, disse Paulo Franco, vereador com o pelouro da Saúde, em declarações ao jornal Nova Verdade.

A alternativa foi a realização de um seminário no âmbito do Dia Mundial da Saúde, onde será analisado o papel da importância da especialidade de Medicina Geral e Familiar. Serão convidados um conjunto de entidades que vão falar sobre uma nova realidade, onde esta especialidade deixou de ser vista com “tanta apetência por parte dos alunos”, sublinhou Paulo Franco.

Mas não só, haverá também um conjunto de entidades que vêm falar sobre esta fase “pós” covid, bem como intervenções no âmbito da saúde mental, alimentação, oncologia ou diabetes.

No Dia Mundial da Saúde será prestada uma homenagem pública a todas as entidades que estiveram envolvidas no processo de combate à covid-19, desde março de 2020.

Será um momento de “reconhecimento e agradecimento” a todos aqueles que estiveram na linha da frente, perante uma realidade que foi “muito desconhecida, desafiante, dura e exigente”. “A Câmara Municipal de Alenquer não quer deixar passar esta oportunidade, julgando que é o momento mais apropriado para falar sobre este assunto e fazer este reconhecimento público junto dos profissionais da área de saúde, bem como os bombeiros voluntários da Merceana e Alenquer, Proteção Civil, Cruz Vermelha e GNR”, salientou o vereador.

Scroll to Top