Alenquer recebe rastreio gratuito do Cancro da Mama

A unidade móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro vai estar instalada junto ao Centro de Saúde de Alenquer. Os rastreios do cancro da mama são gratuitos.

Alenquer vai receber pela primeira vez o programa de rastreio do cancro da mama, depois de o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e a Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo terem assinado um protocolo que garante que a unidade chegue a toda a região.  

O rastreio do Cancro da Mama realiza-se a cada dois anos às mulheres assintomáticas com idades compreendidas entre os 50 e os 69 anos.

A unidade “Porque prevenir faz toda a diferença” vai funcionar junto ao Centro de Saúde de Alenquer entre os dias 26 de Março e 22 de Abril. As mulheres que se inserem na faixa etária indicada devem aguardar pela carta-convocatória enviada pelas autoridades de saúde. As sessões acontecem mediante marcação prévia. 

Após a convocação, as munícipes devem apresentar-se na unidade de rastreio na data e hora marcadas e acompanhadas do Cartão do Cidadão/Bilhete de Identidade, do Cartão de Utente do Serviço Nacional de Saúde e, se possível, da carta-convocatória.

A LPCC aconselha às mulheres que ainda não atingiram os 50 anos a serem seguidas pelo Médico de Família ou Ginecologista.

Os dados da LPCC revelam que em Portugal surgem 6000 novos casos de cancro da mama por ano, num universo de 5 milhões de mulheres. Por dia morrem cerca de quatro mulheres com esta doença. 

Quando diagnosticado precocemente, o cancro da mama, pode ser curado em 85% dos casos.

O rastreio do cancro da mama em Alenquer conta com a parceria e apoio da ARS-LVT, do Serviço Nacional de Saúde e do município de Alenquer.

Scroll to Top