Numa eleição sem votos nulos ou abstenções, Maria Santos sucede a João Nicolau na liderança da estrutura local socialista, tornando-se a primeira mulher a presidir à Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Alenquer. A nova direção assume agora funções para um mandato “assente na proximidade aos militantes, no trabalho em equipa, no reforço das secções e numa presença mais ativa junto da comunidade alenquerense”.
À Voz de Alenquer, a nova presidente afirmou encarar o cargo com sentido de responsabilidade e destacou a confiança depositada pelos militantes: “Fico muito orgulhosa das pessoas me terem dado um voto de confiança e também de ter a oportunidade de poder liderar esta estrutura num momento tão importante como este”, afirmou.
Para Maria Santos, a atual conjuntura politica coloca desafios acrescidos aos partidos: “Atravessamos períodos conturbados do ponto de vista da conjuntura e da própria sociedade, onde há uma descrença na política e nos partidos políticos e, portanto, este desafio não só é um desafio marcante na minha vida pessoal, mas, sobretudo, na minha vida política”, salientou, acrescentando que pretende contribuir para reforçar a proximidade entre o partido, os autarcas e a sociedade.
Com o lema “A uma só voz: Pelas pessoas da nossa terra”, Maria Santos pretende reforçar a união interna da estrutura partidária e a ligação à população: “Não é uma pessoa que fala por todos, mas que todos falarão a mesma linguagem e que todos iremos, no fundo, contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirmou, acrescentando que “em primeiro lugar estarão sempre as pessoas da nossa terra”.
Entre as prioridades definidas para o novo mandato estão o reforço da articulação entre a Concelhia e as secções de residência, bem como uma maior proximidade aos militantes. Segundo a presidente, uma das primeiras medidas passa por incentivar a realização de reuniões preparatórias das assembleias de freguesia e promover encontros regulares com os militantes para recolher contributos, preocupações e propostas.
Questionada sobre os principais desafios do concelho, a presidente da Concelhia apontou áreas como a saúde, a educação, a habitação, a mobilidade e o ambiente. Na educação, destacou a importância de medidas que promovam a acessibilidade dos alunos às escolas, enquanto na habitação defendeu a continuação de políticas que facilitem o “acesso dos jovens a habitações a um preço mais razoável”.
Além da eleição para a Comissão Política Concelhia, o ato eleitoral confirmou também os novos responsáveis pelas secções de residência e pelas Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos. Foram eleitos Alexandre Santos para a Secção de Alenquer, Susana Ferreira para a Secção de Ota, Octávio Amaro para a Secção da Ventosa, Ismael Jerónimo para a Secção de Pereiro de Palhacana e Maria João Graça para as Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos.
Segundo o comunicado divulgado pela Concelhia, a nova liderança “assume como prioridades o reforço da participação interna, a articulação entre secções, a proximidade aos eleitos locais, a valorização dos militantes e a abertura do partido à sociedade civil, às instituições, às associações e às comunidades do concelho”.



