A edição deste ano da iniciativa “Alenquer, Presépio de Portugal” decorre na vila de Alenquer até ao dia 6 de janeiro de 2026. Este domingo, dia 30 de novembro, a programação arranca com Fogo de Artifício marcado para as 22H30, seguido de concerto com os Pharol.
Em entrevista à Voz de Alenquer, a vereadora Cláudia Luís, do Município de Alenquer, assegurou que “este ano vai ser muito radical. Nós voltamos a apostar no Natal no centro da vila, até porque somos Vila Presépio e o Presépio é nossa imagem de marca”. Este ano, as atividades estão concentradas entre a Biblioteca Municipal de Alenquer e o Auditório Damião de Góis. “Trazendo as coisas para o centro da vila faz com que a vila também tenha movimento, tenha pessoas, tenha cor. Esperamos contribuir aqui para a dinamização do comércio tradicional”, avançou Cláudia Luís. A vereadora explicou que houve necessidade de concentrar as atividades, porque “uma das críticas que nos era feita era que a ideia era boa, mas estava demasiado dispersa, sobretudo para pessoas ou com mobilidade mais reduzida ou com crianças, que tinham alguma dificuldade em ir até à pista, que estava no Parque do Areal”.
Este ano, a pista de gelo está instalada no Parque Vaz Monteiro, onde vão estar também duas novidades: slide e uma ponte suspensa.
A Biblioteca Municipal de Alenquer vai contar com o Pai Natal e com os famosos sarapicos. No Largo das Hortas, está uma vez mais um Mercado de Natal, este ano dentro de uma tenda, para criar mais comodidade, mas também porque acolhe outro género de iniciativas. “Aí vão acontecer algumas atividades circenses, tendo em conta que este ano não temos circo, mas também alguns concertos ao fim de semana, e aqui muito em parceria com o comércio tradicional local”.
No Auditório Damião de Góis, a Alenpalco vai apresentar “Missão de Natal”, e durante toda esta quadra natalícia, há Comboio de Natal pela vila. Cláudia Luís mostra-se entusiasmada com esta iniciativa: “eu acredito plenamente neste projeto e no sucesso dele”.
Município aposta em Concurso de Presépios
Para 2025, a autarquia alenquerense reformulou o Concurso de Presépios, que volta a contar com o apoio da Voz de Alenquer. “Nós acabámos por substituir aqui o concurso das árvores natal e dos fritos pelo Concurso de Presépios, quer nas montras, quer em espaço público, quer interferguesias, porque na verdade é o que nos faz mais sentido, sendo nós Presépio de Portugal”, explicou a vereadora. Cláudia Luís disse ainda que houve algumas alterações: “aumentámos o número de prémios, passámos de três para 11 e mais um grande prémio financeiro”.
A par deste concurso, o Município volta a apostar no concurso “Alenquer+Natal é no Comércio Tradicional”, em que, por cada 10 euros de compras nos estabelecimentos aderentes, cada cliente recebe uma senha que, depois de preenchida, deve ser colocada numa tômbola. Pelo concelho vão existir tômbolas em cada uma das freguesias, sendo que em Alenquer e no Carregado existem duas tômbolas. “É uma forma também de dinamizarmos o comércio do nosso concelho, aqui com as nossas lojas aderentes”, acrescentou. A vereadora revelou também que “fizemos uma pequena transformação, sobretudo no grande prémio. Continuamos a achar que vai ser um grande prémio, contudo não vai ser fora, vai ser cá dentro, porque temos coisas fantásticas em Portugal e este ano vai ser uma estadia numa unidade hoteleira em Portugal”. Este concurso conta com o apoio da ACICA.
Cláudia Luís deixou um convite a todos para visitar Alenquer nesta quadra: “visitem Alenquer, visitem o ‘Alenquer, Presépio de Portugal’. Não vão faltar atividades para os mais pequenos, não vão faltar atividades para os maiores. Venham viver o melhor Natal, no ‘Alenquer, Presépio de Portugal’”. Pode conhcer a programação completa do “Alenquer, Presépio de Portugal” aqui.

