João Nicolau é o novo presidente da Câmara Municipal de Alenquer

O partido socialista venceu a Câmara Municipal de Alenquer nas Eleições Autárquicas de 12 de outubro de 2025. O partido liderado por João Nicolau arrecadou 31,34% dos votos e elegeu 3 elementos para o executivo: João Nicolau, que é agora o novo presidente da autarquia, Paulo Matias e Cláudia Luís.

A coligação TODOS ficou em segundo lugar com 28,47% dos votos, elegendo dois vereadores: Francisco Guerra e Filipe Rogeiro. O CHEGA arrecadou 16,09% e elegeu um vereador: Carlos Sequeira. Já o Movimento Independente Tiago Pedro ficou com 14,50%, elegendo assim Tiago Pedro como vereador.
A CDU perdeu o lugar no executivo municipal e teve 6,90% dos votos. 

No que diz respeito às freguesias do concelho existiram alterações. O Partido Socialista perdeu a liderança de três freguesias – Olhalvo, Alenquer e Carregado e Cadafais. Nestes territórios a vitória foi da coligação TODOS. Em Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha e em Vila Verde dos Francos, os movimentos independentes continuam a liderar, mas também com algumas alterações. No caso de Luís Cipriano, em Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha, perdeu a maioria absoluta. Em Vila Verde dos Francos, Filipa Martinho reforçou a maioria absoluta e elegeu seis dos sete eleitos para a Assembleia de Freguesia. Feitas as contas, o PS venceu as freguesias de Ota, Abrigada e Cabanas de Torres, Ventosa, Meca, Carnota e Ribafria e Pereiro de Palhacana.

Na Assembelia Municipal a vitória coube também ao Partido Socialista, que elegeu oito deputados, arrecadando 33,87% dos votos. Logo a seguir está a coligação TODOS com 33,36% dos votos e sete deputados eleitos. Segue-se o CHEGA com quatro eleitos e 19,34% dos votos e por fim a CDU com dois deputados e 9,78% dos votos.

Scroll to Top