Município de Alenquer limpa rios para evitar cheias no Inverno

A Câmara Municipal de Alenquer está a proceder à limpeza do rio e dos afluentes no concelho, de forma a evitar episódios de cheias e entupimentos durante o Inverno.

O período de chuvas pode acarretar complicações, como cheias e inundações, e Alenquer é um concelho historicamente marcado por ocorrências desta natureza. Com vista a evitar problemas decorrentes de elevados níveis de pluviosidade, a Câmara Municipal de Alenquer já começou a limpeza do Rio de Alenquer e dos respetivos afluentes, num trabalho articulado com a Associação Portuguesa do Ambiente. A limpeza teve início na localidade de Ribafria, seguindo para Azedia e Casais da Ribeira.

Em declarações à Voz de Alenquer, Paulo Franco, vereador municipal com o pelouro do Ambiente, sublinhou que este trabalho é realizado anualmente pela autarquia: “todos os anos o Município de Alenquer limpa as suas linhas de água, limpa os seus rios […] A responsabilidade do município, no ponto de vista da limpeza das linhas de água circunscreve-se aos perímetros urbanos, tudo o que seja rio ou ribeiro, cursos de água existentes nos aglomerados urbanos”.

Este ano, a limpeza do rio começou mais tarde, uma vez que as chuvas se prologaram no tempo. Para a realização dos trabalhos, a autarquia de Alenquer contratou duas entidades, num investimento de 150 mil euros: “Subcontratámos duas entidades, para nos ajudar a fazer esta limpeza, porque, obviamente, não temos recursos humanos em número suficiente para ocorrer a estas necessidades; também não temos equipamentos, em muitas situações, para aquelas intervenções nos respetivos taludes dos rios, nomeadamente quando se pretende restaurar os taludes”, esclareceu o vereador.

À Voz de Alenquer, Paulo Franco disse que a conclusão dos trabalhos até ao final do mês de setembro, que coincide com o início do outono, é impossível, mas que espera que, por essa altura, grande parte já esteja concluída.

Scroll to Top