Produtores de Alenquer em destaque no 40.º Festival do Vinho Português

Alenquer conquistou três dos cinco prémios na 40ª edição do Festival do Vinho Português, que decorre conjuntamente com a 30ª Feira Nacional da Pêra Rocha no Bombarral. No Concurso de Vinhos Engarrafados, integrado no certame, produtores de Alenquer e Cadaval venceram os cinco prémios em prova.

A Quinta do Vale Bem Feito, da Merceana, arrecadou dois primeiros lugares: na categoria de vinhos brancos regionais com o Carlota Salviano Blanc 2024 e na categoria de vinhos tintos regionais com o Massimo Touriga Nacional 2021. Já a Adega Cooperativa da Labrugeira, na freguesia de Ventosa, garantiu o primeiro lugar na categoria de vinhos tintos de Denominação de Origem Controlada (D.O.C.) com o vinho Empatia Superior 2018.

Estas três vitórias de Alenquer destacam-se numa competição onde participaram cerca de 40 vinhos, divididos entre vinhos com Denominação de Origem Protegida (D.O.P.) e Indicação Geográfica (I.G.), e vinhos leves, incluindo brancos, tintos e rosé. A avaliação foi conduzida por um painel de 10 provadores, coordenados pelo enólogo bombarralense José António Fonseca, que analisaram as características dos vinhos, a cor e limpidez até ao aroma e sabor.

As restantes duas categorias do concurso foram vencidas por produtores do concelho do Cadaval.

Os prémios, compostos por diplomas e troféus, foram entregues durante o jantar de gala que teve lugar nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho, no Cintrão, local que irá acolher a futura Quinta da Ciência Viva da Pêra Rocha.

Scroll to Top