Alenquer em perigo elevado de incêndio rural até 1 de agosto

Alenquer está ate sexta-feira, dia 1 de agosto, com risco de incêndio rural no nível elevado, colocado pela Autoridade de Emergência e Proteção Civil. O aviso é deixado pelo Município de Alenquer, através de comunicado. 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para os próximos dias, subida acentuada da temperatura no litoral oeste, em alguns locais do interior das regiões Centro e Sul, onde os valores oscilam entre os 35 e os 40ºC, humidade relativa inferior a 30% na generalidade do território e fraca recuperação noturna, em especial na noite de 29 para 30 de julho. Segundo o IPMA o vento vai soprar do quadrante leste nas terras altas com rajadas até 60 km/h, sendo que no período da noite as rajadas podem chegar aos 65 km/h.

Todos estes factores colocam assim o concelho de Alenquer em perigo elevado de incêndio rural. Neste período é proibido fazer queimas ou queimadas e utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural. 

A autarquia de Alenquer deixa, na nota divulgada, alguns concelhos como aumentar a ingestão de água, aplicar protetor solar, usar chapéu e roupas claras, largas e frescas, optar por refeições leves e frescas e ter especial atenção com doentes crónicos, crianças e pessoas idosas.

O Município de Alenquer apela para contactar o Serviço Municipal de Proteção Civil, caso venha detetar uma ocorrência. Pode fazê-lo através do número verde 800 232 221 (24h), do telefone 263 730 930 (24h) ou por e-mail através de prociv@cm-alenquer.pt. 

Scroll to Top