Alenquer em perigo de incêndio rural elevado até domingo

O aviso é deixado pelo Município de Alenquer e pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e prolonga-se até domingo, dia 27 de julho.

Em comunicado partilhado no site oficial, o  Município de Alenquer diz que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil “aumentou a probabilidade do risco de incêndio rural que oscila entre o nível moderado e o elevado nos próximos dias, até domingo 27 de julho de 2025”. 

Este aviso tem como base as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Para os próximos dias as temperaturas na zona Centro podem chegar aos 40º graus, sendo que em Alenquer o IPMA prevê que os termómetros possam chegar aos 36º graus. 

As previsões apontam ainda para “que a humidade relativa do ar (HRA) seja muito baixa, com fraca recuperação noturna” deixando ainda o alerta para “as rajadas de vento que poderão atingir os 40-45 km/h nas terras altas”. Todos estes fatores são favoráveis “à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais, bem como, o aumento da dificuldade das ações de supressão dos mesmos”.

Neste sentido, Município de Alenquer e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil apontam algumas proibições a ter conta por estes dias como: “fazer queimas ou queimadas; utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito e fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas”. 

Deixam ainda algumas recomendações que devemos aplicar nos dias mais quentes, como por exemplo: “aumentar a ingestão de água, pelo menos 1,5 litros/dia o equivalente a 8 copos; aplicar protetor solar com fator superior a 30, a cada 2 horas; usar chapéu e roupas claras, largas e frescas; optar por refeições leves e frescas; refrescar-se com água ao longo do dia; e ter especial atenção com doentes crónicos, crianças e pessoas idosas”.

 Pode acompanhar a evolução do perigo de incêndio para os próximos dias em www.ipma.pt, em www.icnf.pt, ou junto dos Serviços Municipais de Proteção Civil e dos Corpos de Bombeiros.

Scroll to Top